Animador Sociocultural
Para referir o perfil do animador é preciso ter em conta as diferentes classificações que lhe são atribuídas, ou seja, este pode ser visto como um animador generalista e/ou animador especializado.
Quanto ao primeiro pode dizer-se que é alguém possuidor de capacidades e competências organizacionais que lhe faculta a coordenação de atividades numa equipa, de um centro, de uma instituição, entre outros.
O animador especializado é aquele que pelas suas competências de formação está destinado e capacitado a trabalhar com um determinado grupo, como por exemplo: grupos que envolvam pessoas da mesma idade.
Relativamente a este assunto podemos encontrar ainda outras propostas de definição do mesmo perfil, tais como: o facto de o animador ser de certo modo um irradiador de cultura e desenvolvimento crítico; o animador como monitor que tem como objetivo o desenvolvimento por via da representação pessoal; o animador de grupo tal como o nome indica trabalha dentro de um grupo, atendendo às dificuldades, problemas, necessidades desse mesmo grupo; o animador coordenador está ligado a uma instituição e tem a função de coordenar as atividades ali desenvolvida.
Um Animador para poder desempenhar as suas funções corretamente tem que ter em conta: o ser, o saber e o saber - fazer.
O ser, é a sua personalidade, a sua identidade pessoal;
O saber, refere-se aos conhecimentos que os Animadores têm de ter para desempenhar as diversas tarefas;
O saber - fazer, é a capacidade que o Animador tem para criar empatia.